Fundação Mestre Bimba





FUNDACAO MESTRE  BIMBA  (FUMEB) entidade reconhecida de Utilidade Publica Municipal sob a Lei no, 5.260 / 97 , sem fins lucrativos, oficializada em 30 de novembro de 1994 e inscrita no C.G.C de no. 00.343.170/0001-79 com sede a rua Gregorio de Matos n.51, Pelourinho, Salvador – Bahia tem como objetivo: Pesquisar, desenvolver , divulgar e preservar o legado cultural deixado por MANOEL DOS REIS MACHADO "O BIMBA".

A FUMEB nasceu  na Filhos de Bimba Escola de Capoeira pela necessidade de apoio de uma entidade 'juridicamente maior para sua sustentação. Sua criação teve a participação de familiares, alguns discípulos e admiradores do Bimba.
A proposta da Fundação é buscar  elementos histórico cultural e filosófico da capoeira e de outras manifestações populares, para ampliar seu acervo e subsidia a outros interessados.


Serviços:


1- work shop. Oficinas, palestras  cursos regulares, intensivos e  especiais de  capoeira , berimbau samba de roda dança afro, recreação
2- Capoeira para idosos e portadores de alguma deficiência
3- Show Cultural contendo puxada de rede, Maculelê, samba de roda e   capoeira.
4- Loja: berimbaus, livros, revistas, vinis, cds, camisas, camisetas, caxixis, calças, bonés, adesivos, dobrões, fita de vídeo e suvenirs.
5- Núcleo de documentação: Recortes de jornais, fotos, artigos de revistas, vídeos, livros, documentos e objetos pessoais do Bimba



PROJETO CAPOERÊ. É uma iniciativa da  Filhos de Bimba Escola de Capoeira e posteriormente coordenada pela Fundação Mestre Bimba, nascida em 1990   nas dependências da Escola de Engenharia da UFBA por necessidade de gerar ocupação de algumas crianças e adolescentes que ficavam perambulando pelas ruas do bairro; praticavam futebol em frente a escola, apedrejavam arvores causando prejuízos ambientais e de quando em vez cometendo alguns delitos ou injustamente sendo acusado de cometê-los. Alem de desassistidos estavam submetidos a situações de risco.
Devido aos resultados alcançados, foi aberto em 1994 o núcleo do Nordeste, em 1995 o Instituto Mauá abraçou a idéia apoiando-o  com a abertura do núcleo Mauá-Pelourinho. Desde então, com o apoio da Secretaria de Trabalho e Ação Social- SETRAS, o projeto multiplicou-se  atingindo até dezembro de 1999,  43 núcleos sendo 20 na capital e 23 no interior da Bahia atendendo a mais de 6.000 crianças e adolescentes.
O ultimo Apoio financeiro obtido foi  do SETRAS através do Governador Oton Alencar  no período de 15 de novembro  de 2002 a 15 de fevereiro 2003 com atendimento a cerrca de 750 capoerês.  Atualmente está mantido apenas um núcleo em nossa sede com recursos próprios.

SHOW CULTURAL Objetiva divulgar e preservar,  manifestações populares nas suas formas mais tradicionais.

Capoeira Regional: É a fusão  da capoeira primitiva com o batuque  (luta africana)   criada na Bahia nos anos vinte  por Manoel dos Reis Machado (Mestre Bimba).

Maculelê; originou-se  dentro dos canaviais em Santo Amaro da Purificação  (interior da Bahia) .quando nas horas de descanso os cortadores da cana de açúcar simulava uma luta cantando e dançando com movimentos de ataque e defesa se utilizando dos gonus da própria cana e as vezes  dos facões.

Samba de Roda: Normalmente ritmado por atabaque, pandeiros, agogô, reco-reco e outros, as mulheres (ou baianas) com seus trajes típicos samba e desenvolvem coreografias de acordo com as letras musicais e em determinados momentos cada baiana  da umbigada em outra em sinal de convite para participar da roda sambando, os homens normalmente cantam, tocam e as vezes acompanha a baiana sambando e cortejando-a.


Puxada de Rede: Também chamado de pescada do xareu, assim como todas manifestações afro- brasileiras tornou-se tradição ritmar a pescaria com musicas e passos para facilitar a puxada da rede do mar para a praia.